CURA INTERIOR: MUITO ALÉM DO MISTICISMO



Por Pr. Marcus Winícius Siqueira

O guia abre a porta. Sua imagem lânguida transparece paz: a roupa clara cobre dos pés à cabeça. Em seguida, sou introduzido em uma sala calma, à meia luz, com suave cheiro de incenso. A voz branda do anfitrião me deixa relaxado e confiante.

Deitado em uma espécie de divã me encorajo e lanço mão de meus mais obscuros sentimentos a fim de ser curado. “Vamos fazer uma regressão”, diz o homem. Vidas passadas, pessoas do passado, ligações sobrenaturais, auxílio de espíritos desencarnados etc...

Calma! Não se espante. Desejo apenas montar um quadro do que, definitivamente, não seria o cenário de uma genuína, santa e legítima cura interior guiada por Deus. A experiência que acabo de narrar, nada mais é do que um raio X do que geralmente se traduz por Cura Interior no imaginário comum tanto de cristãos como não crentes.

Vamos deixar bem claro: cura interior não é a utilização exaustiva do pensamento positivo, não é regressão a vidas passadas, nem uma terapia psicanalítica, psicológica ou muito menos psiquiátrica. A verdadeira cura das nossas almas só pode ser operada por Deus, mediante sua suficiente e curativa presença.

A chamada Cura Interior nada mais é do que a cura do nosso homem interior. É a cura da alma do homem constantemente atacada por fatores externos e, muitas vezes, alheios à vontade própria de cada um. Trata-se da “renovação da mente” a que Paulo se refere no capítulo 12 de Romanos.

A ALMA

Nossa alma é formada por três partes essenciais: MENTE, VONTADE E EMOÇÕES. A mente é o centro do nosso intelecto. A partir da mente conseguimos ter pensamentos, memórias, raciocínios. É graças a este parte da alma que somos seres pensantes. A vontade é o conjunto de nossos desejos, é a faculdade que nos permite escolher entre duas ou mais possibilidades. E, por último, as emoções são nossos sentimentos, é a maneira interior que reagimos diante de algo que é bom ou ruim para nós. Por isso, constantemente, nos encontramos tristes, alegres, decepcionados, chateados ou esfuziantes.

POR QUE PRECISAMOS DE CURA?

Quando a humanidade foi contaminada pelo pecado, na realidade, foi contagiada pelo poderoso vírus da morte. A palavra adverte: “O salário do pecado é a morte”. O homem não foi feito para morrer. Quando criou o Adão e Eva, o Criador os fez perfeitos, sem pecados e, principalmente, sem feridas na alma.

A partir do momento em que experimentou o pecado, o homem começou a ser tomado pela morte e passou a ter sua alma adoecida pelo erro. Mente, vontade e emoções humanas foram penetradas pela letalidade da transgressão.

Ser completamente curado significa deixar a vida de Deus revelada em Cristo entrar em todas estas áreas de nossa existência. Muitos cristãos não têm experimentado o caminhar em abundância de vida, por que, simplesmente, não permitem que o Espírito do Senhor sonde todos os cantos de sua alma. Alguns entregam sua mente nas mãos do Senhor, mas não entregam sua vontade ou suas emoções, e vice-versa.

A Cura Interior não é um ritual, uma fórmula. Não se trata de algo místico, mas totalmente espiritual. Ter sua alma curada não é muito simples, mas totalmente possível. Para tanto, basta que entregue sua vida completamente nas mãos do Senhor. Quanto maior for seu nível de entrega, maior será o grau de cura alcançado em Deus.

Entregue hoje todos os seus dons, talentos, bens mais preciosos, medos, dores, feridas, incapacidades e o Senhor fará todo o resto. O Pai não está interessado apenas naquilo de bom que você pode dar... Ele está profunda e integralmente interessado em você.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...